Em 2012 criaram o projeto “Cantigas de Reis, Trovadores e Peregrinos”, no qual interpretam a música medieval dos séculos 12 ao 14 da Europa, utilizando na instrumentação citolas, guittern, gaita de fole, rabeca medieval, percussão, oud, flautas e canto em diversas línguas da época. Assim se apresentaram no SESI, SESC, BNDES, Casas de Cultura, além de feiras medievais e eventos temáticos no Brasil, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Em 2019 (presencial) e 2020/21 (online), aperfeiçoaram seus estudos fazendo o “International Course on Medieval Music Performance” de Besalu (Espanha).

Foi na França da idade média, onde surgiram os primeiros trovadores. A partir daí diferentes estilos de trovar seguiram por toda Europa, levando seus cantos e versos por diversos reinos, assim surgindo diferentes formas de se compor e atuar, segundo os teóricos contemporâneos desse período.

O repertório desse espetáculo trará a música dos Troubadours e dos Trouveres franceses, algumas Cantigas de Santa Maria que foram compostas no reino de Afonso X (Castela e Leão, 1252-1284), também músicas medievais da Itália, e Portugal.

Atualmente o universo medieval fantástico está em alta através de séries, filmes, literatura, eventos temáticos, então esse show proporcionará ao público conhecer a música realizada na Idade Média, que foram extraídas através dos estudos dos manuscritos, executadas com réplicas dos instrumentos de época e em suas línguas originais